terça-feira, 26 de agosto de 2008

Projeto de Aprendizagem

A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos envolve o educando, o professor e as demais ferramentas disponíveis no contexto. Promove o desenvolvimento da autonomia do educando e a construção do conhecimento científicode diferentes áreas do conhecimento para representar uma situação problema, partindo dos conhecimentos prévios do educando.

Ao professor cabe a função de articular ,orientar, facilitar, mediar e interagir nos momentos apropriados. O professor e o educando são parceiros e sujeitos de aprendizagem, cada qual atuando na sua função. O professor cabe proporcionar um ambiente de confiança, respeito às diferenças e incitar ao educando a tomar consciência de suas dúvidas temporárias e certezas provisórias.

O Projeto de Aprendizaagem gera dos interesses e necessidades dos educandos a partir dos conhecimentos prévios.

A diferença entre projeto de aprendizagem e projeto de ensino: no projeto de ensino o professor propõe o tema e no projeto de aprendizagem parte do educando.

Acredita-se que o educando participará com mais interesse, pois ele será o agente, buscando a aprendizagem através de temas que provocam dúvidas e despertam o interesse no momento.

2 comentários:

Eveline Eberle disse...

E aí Miriam!!! O que está achando do blog? Legal né? Estou navegando pelos blogs dos colegas, tem coisas muito legais... Visita os blogs também e deixa comentários, eles vão adorar. Beijos. Eve.

MARIA DO CARMO disse...

Oi Miriam!
Estou navegando pelos blogs da turma (era tema né! hahahah. Gostei muito do teu. O bubleshare ficou 10, parabéns vou logo fazer o meu e posta-lo também. Para acessar o meu blog digite:
http://docarmobigo.blogspot.com/