domingo, 12 de abril de 2009

MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO

Mudanças profundas e urgentes na educação

A educação em todos os níveis precisa realmente de uma mudança, bem como a educação familiar.
Muitas famílias enfrentam problemas de várias ordens e não conseguem dar uma boa educação familiar básica. Muitos valores se perderam com a evolução do mundo moderno e as escolas enfrentam sérios problemas nessa ordem. Alunos do ensino básico são deixados na escola para que aprendam, cresçam e recebam cuidados em todos os aspectos como nutricional, educacional, psicológico, neurológico... em fim o professor deve ser polivalente, sem falar da falta de material básico na escola. A educação básica passa por dificuldades, mas cada vez mais chegam nas escolas, crianças carentes de amor, afeto, educação e com problemas de ordem emocional, neurológica, psicológica... e as escolas estão despreparadas e desamparadas para suportar esta situação.
Já instituições de ensino superior também passam por dificuldades financeiras e com a formação do profissional. Muitos professores enfrentam situações fora da realidade das universidades e se encontram em dificuldades em resolver situações nas escolas, pois não foram preparados para enfrentar a realidade que se encontra a maioria das escolas. Até mesmo com o avanço das tecnologias as escolas não conseguem acompanhar.
Formar alunos com competências é o caminho que as escolas devem se organizar. Usar material de apoio como as enormes ofertas dos meios de comunicação tecnológica.
Formar alunos com várias competências básicas, com aprendizagem é uma difícil tarefa, mas necessário para acompanhar a evolução em todas as áreas.
É necessário uma profunda mudança na educação no geral. É necessário que os governos olhem com outro olhar para todas as instituições de ensino, oferecendo condições melhores de trabalho, equipamentos e matérias necessários para o bom andamento das escolas. Também é importante que seja feito a nível familiar orientações quanto a educação dos filhos e um acompanhamento mais orientado nos programas sociais que o governo matém atualmente.



Nenhum comentário: